Mensagem

"O seu casamento se torna nosso casamento, não medimos esforços para tornar o seu dia, o mais importante e inesquecível da sua vida".

quarta-feira, 15 de abril de 2015

História dos Bolos de Casamento

Hummmm, bolo de casamento....Eu particularmente, adoro!!! E casamento sem bolo, não é casamento! 
O bolo de casamento é um ítem importantíssimo nas comemorações. Mais que adoçar seus convidados, o bolo tem uma história e um significado, sabiam?
As primeiras notícias que temos de bolos nos casamentos vem da Roma Antiga. Os romanos, por saberem as técnicas da fermentação, produziam um misto de bolo e pão recheado de frutas secas, mel, nozes e especiarias. Esse "bolo" em um determinado momento da comemoração era jogado sobre a cabeça dos noivos e quanto mais farelos caíssem sobre ambos, mais prosperidade e fertilidade teriam. 
Só espero que essa moda não volte! Imagine, as noivas que perdem horas arrumando os cabelos, no meio da festa ficam com eles todos lambuzados de bolo! Não dá, né?! rs.
Hoje, essa tradição foi substituída pela chuva de arroz que é realizado no momento que os noivos saem da cerimônia religiosa.
Seguindo a tradição na arte da confeitaria, os romanos e na sequencia o povo italiano, foi desenvolvendo novas técnicas e apresentações dos bolos. E uma importante personagem dessa tradição, foi Catarina de Médici, amante e inovadora da boa gastronomia.
Sabe-se que um dos primeiros bolos de andares foi confeccionado para o seu próprio casamento. Isso ocorreu no século XVI. A arte da confeitaria foi então cada vez mais sendo desenvolvida e no século seguinte surgiu a cobertura do bolo com marzipã, na Inglaterra. Esta pasta era um tanto dura e o noivo tinha que auxiliar a noiva no corte. Foi assim que surgiu o momento tão especial do corte do bolo feito pelos noivos. Com o passar do tempo, nas colônias inglesas na América, foi criada uma pasta mais leve, de onde surgiu o nome de pasta americana, resolvendo o problema.
Desde o início, o bolo de casamento tem uma riqueza de significados. Para as cortes europeias, quanto mais altos, melhor, pois a altura do bolo demonstrava o poder e a riqueza das famílias que se uniam. 
O bolo de três andares também tem um significado: o primeiro andar seria o compromisso, o segundo, o casamento e o terceiro, a eternidade. 
Hoje temos a opção do bolo fake, ou seja, bolo cenográfico. Essa idéia surgiu devido as características da pasta americana, esta não aceita uma gama muito grande de recheios, que não podem ser perecíveis e tem que ter uma textura mais firme. Muitos ainda não gostam do sabor da pasta, então essa dica é uma alternativa. Mas isso não significa que não terá o bolo tradicional! Você poderá servir aos seus convidados um bolo mais saboroso, sem a pasta americana, que já vem cortado da cozinha e servida a eles. 
O estilo do seu bolo seguirá o estilo de sua festa, clássico, moderno, clean, etc. Faça a sua escolha!


Bolos antigos

          


Bolos de hoje

                               

                                

Nenhum comentário:

Postar um comentário